Injustiça de Todos os Dias

Eu acho significativo (e, ao mesmo tempo, escandaloso) que o que está acontecendo com Dilma, esteja sendo registrado e televisionado e testemunhado por tantas pessoas, da forma que está: nega-se o direito de defesa ao acusado que tenta e tem meios de se defender.
Isso é muito significativo. Sabe porquê?
Porque isso é a realidade desse país.
O Brasil nega, todos os dias, a milhões de pessoas, acesso a diversos direitos que elas têm garantidos.
O Brasil nega, todos os dias, direito de defesa.
Nega condições mínimas de trabalho.
Nega voz ativa.
Nega independência.
Nega a entrega e devolução de serviços devidamente pagos.
Nega direito de resposta.
Nega autonomia.
Nega presunção de inocência.
Nega transparência.
Nega o direito de escolha.
Nega direito de expressão.
Nega o básico a crianças e adolescentes e entrega restos, miudezas e lixo a quem precisa de carinho, calor e instrução para se desenvolver de forma saudável.
E hoje, mais do que nunca, visualizando o que está acontecendo com Dilma (e com esse julgamento atravessado que estão fazendo para TENTAR se mostrar como um país que luta, de forma, trôpega contra uma corrupção sistêmica), eu vejo ali o que acontece todos os dias com milhares e milhares brasileiros que querem ter alcance à justiça e não conseguem.
Ela tem o melhor advogado.
Ela tem milhões de brasileiros ao lado. A imprensa apontando os erros da oposição. Ela tem respaldo de fatos e argumentos e arrisco a dizer que, nesse momento, ela tem inclusive a lógica e o bom senso apontando a seu favor.
E dificilmente ela vai conseguir justiça.
Não porque o mundo seja injusto e as coisas estejam ficando ruins.
Mas, porque é assim TODOS OS DIAS NA VIDA de milhões e milhões de brasileiros. A única diferença é que agora a gente assiste assim: televisionado. A balança desregulada da nossa (in)Justiça agora é observada em ação por todos nós.
Está claro que não adianta ter história, ter mérito, ter número, a meritocracia é uma bandeira que ALGUÉM pode tirar de vc a qualquer momento, quando bem entender, mesmo que vc tenha alcançado o posto, o cargo mais alto na hierarquia estatal de um país.
Renato Russo bradava nos anos 80 e eu cantei isso muito na minha vida e ainda canto agora: "que país é esse?"
Next Post Newer Post Previous Post Older Post Home

0 comment :

Post a Comment

jQuery(document).ready(function(e) { e(".article_slider").owlCarousel({ autoPlay: 1e4, slideSpeed: 400, singleItem: true, navigation: false, pagination: true, }); }) $(".popular-posts .item-thumbnail img").attr("src", function (e, t) { return t.replace("s72-c", "s180-c") }); $('.popular-posts ul li .item-snippet').each(function(){ var txt=$(this).text().substr(0,150); var j=txt.lastIndexOf(' '); if(j>10) $(this).text(txt.substr(0,j).replace(/[?,!\.-:;]*$/,' ...')); }); $(document).ready(function(){ var smooth_scroll = $('#smooth_scroll'); //Click event to scroll to top smooth_scroll.click(function(){ $('html, body').animate({scrollTop : 0},800); return false; }); var menu_toggle = $('a.vt_menu_toggle'); menu_toggle.click(function(){ $("ul.blog_menus").slideToggle(); }); }); //]]>