amamentação e trabalho: perigosa combinação

eu sou mamãe caxias. entre outras coisas, prezo pela informação, pelo parto normal, pela amamentação exclusiva, cama compartilhada, em respeitar os tempos do bebê e em não usar a violência (física, moral ou verbal) contra os seres que não tem nenhuma possibilidade de se defender.

de alguma forma isso é resultado da pessoa em que fui me tornando na vida. esse blog registrou algumas dessas mudanças. com o tempo aprendi a me defender e a defender minhas opiniões. aprendi a cozinhar e descobri que comida não se compra no supermercado.... e por aí vai. mas, aqui, quero falar da amamentação. talvez essa breve introdução já seja uma forma de eu me justificar. de tentar pedir desculpas a alguém (ao Lucas? à sociedade? a mim mesma?) por não ter podido amamentar meu bebê exclusivamente até os seis meses de vida.

acho que o que mais me martiriza é o fato de que com Kyrá, as coisas aconteceram tão naturalmente e tão calmamente... nós nos preparamos afinal eram tantas dúvidas... nos esclarecemos e fomos "caxias", protetores, seguimos o melhor possível à risca. parei de trabalhar durante 6 meses para estar com ele e voltei "com dor no coração" titubeante entre mil outras coisas que acontecem com as mães de primeira viagem.

não usei produtos artificiais pra limpar o bebê durante um bom tempo. Pro banho só produtos específicos sem corantes e perfumes. Amamentação exclusiva até o sexto mês. Repeitando o tempo dele. Acompanhando de perto. Sem tirar os olhos. Protegendo mesmo. Ensinando. Lendo muito. Imaginando o futuro demais.

E não é que vem o segundo filho e bagunça tudo, coloca tudo o que a gente pensa à prova?
a vida não é mais a mesma, agora urge, tenho que proporcionar a sobrevivência pra todos!!!

E esse pequenino Lucas, tão pronto voltei a trabalhar, se armou de dentes e mordeu a bolacha que estava na mão do pai. E eu culpei o pai. E eu culpei a mim mesma. Culpei a todos porque não posso aceitar que todas aquelas coisas que eu acredito estejam se desfacelando na minha frente....

é, tenho que voltar a trabalhar, estou vendo coisas novas surgirem, novas oportunidades aparecendo... e transformações que podem vir a possibilitar que a gente continue bem, que eu nao precise me desesperar. mas, eu tinha que ser mãe agora, nào tinha?

sim, amamentação, maternidade, trabalho... uma perigosa combinação.

não queria, não quero perder os melhores anos da vida dos meus filhos então, tenho que dar um jeito. um jeito de não pirar, um jeito de não me culpar e culpar os demais.

vou ali ver uns relatos de outras mães e já volto.
Next Post Newer Post Previous Post Older Post Home

0 comment :

Post a Comment

jQuery(document).ready(function(e) { e(".article_slider").owlCarousel({ autoPlay: 1e4, slideSpeed: 400, singleItem: true, navigation: false, pagination: true, }); }) $(".popular-posts .item-thumbnail img").attr("src", function (e, t) { return t.replace("s72-c", "s180-c") }); $('.popular-posts ul li .item-snippet').each(function(){ var txt=$(this).text().substr(0,150); var j=txt.lastIndexOf(' '); if(j>10) $(this).text(txt.substr(0,j).replace(/[?,!\.-:;]*$/,' ...')); }); $(document).ready(function(){ var smooth_scroll = $('#smooth_scroll'); //Click event to scroll to top smooth_scroll.click(function(){ $('html, body').animate({scrollTop : 0},800); return false; }); var menu_toggle = $('a.vt_menu_toggle'); menu_toggle.click(function(){ $("ul.blog_menus").slideToggle(); }); }); //]]>